segunda-feira, 2 de julho de 2012

ESTÁGIOS DA AUTOCONSCIÊNCIA



Autoconhecimento elementar: Conhecimento direto e imediato. Descrição de um evento simples. Nenhuma hipótese verdadeira parece ocorrer. Nenhuma conexão explícita relacionando os elementos. Ocorre aqui justaposição ou ordenação serial. Exemplo: eu estou usando um vestido. São 7 horas. Estou com raiva.

Autoconhecimento situacional: Elementos casualmente ligados. Entretanto hipóteses verdadeiras não aparecem. Fala da própria experiência, mas ainda não generaliza. Exemplo: Estou preocupado com o compromisso. Estou com raiva porque fulano me contrariou.

Autoconhecimento de padrão interno: Respostas internas estáveis em relação a algo. São capazes de levantar hipóteses de qual será a resposta interna. Experiências inesquecíveis são aquelas que inauguram um novo padrão.  Exemplo: Sempre fico com raiva quando fulano me contraria.

Autoconhecimento como processo: Descreve como controla e modifica seu estado interno. Ao invés de somente descrever, descreve como é deliberadamente proativo na influencia de seus estados internos. As pessoas desenvolvem conhecimento verbalizável sobre os processos que elas usam pra dirigir seus estados internos. Exemplo. Apesar de sempre ficar com raiva nesta situação, hoje consegui interromper este padrão de comportamento e não ficar assim.
.
Fonte: Educação para que?
Alfred Alschuler

Nenhum comentário: